coruripe-01-730x449

Como chegar, principais atividades, dicas, hospedagens e fotos – Alagoas

Está pensando em explorar a região de Alagoas nas próximas férias? Então considere incluir Coruripe na sua rota. Este destino turístico é um local tranquilo, ideal para turistas que desejam desfrutar de momentos de muita paz. Confira as principais atrações locais, dicas para sua estadia, lugares para ficar e muito mais.

Onde fica Coruripe

Coruripe fica a 100 km da capital Maceió, possui uma população de 56 mil habitantes e lindas praias de águas mornas e esverdeadas. As principais fontes de renda dos habitantes são provenientes do cultivo de cana-de-açúcar, pesca e coleta de coco.

Como chegar

A melhor forma de chegar até o destino é partindo da própria capital, Maceió. Lá na cidade você pode pegar um ônibus ou alugar um carro. O trajeto da capital até este destino pode ser feito através da BR-101 ou pela AL-101, demorando no máximo 1h30min. Quem prefere ir de ônibus pode pegar as viações Itapemirim ou São Geraldo.

Agora que você já sabe onde fica e como chegar a Coruripe, confira outras diversas informações importantíssimas para aproveitar este paraíso alagoense.

O que fazer em Coruripe durante a sua viagem

Praias, sem dúvidas, são o ponto forte de Coruripe. Mas além das orlas, o pequeno vilarejo é repleto de tranquilidade, visuais de tirar o fôlego e possui habitantes muito receptivos. Reserve pelo menos três dias para ficar por lá e confira 5 locais imperdíveis que você precisa incluir no seu roteiro:

1. Praia Pontal do Coruripe

No Pontal do Coruripe você pode desfrutar o mar com tranquilidade e se banhar nas piscinas naturais formadas com a maré baixa. Existem poucas estruturas à beira da praia, mas é possível encontrar lugares para se alimentar aos arredores. O farol é o cartão postal deste ponto turístico e rende lindas fotos para registrar sua visita a Coruripe.

Além de relaxar na orla, você pode visitar a Associação das Artesãs de Pontal do Coruripe e explorar o artesanato de Ouricuri, que é uma palha da palmeira nativa do Brasil. O local fica do ladinho do restaurante O Baiano. Assim, você pode visitar o local e depois almoçar em um bom restaurante.

2. Praia da Lagoa do Pau

Um visual de coqueiros, água em temperatura agradável e ondas mais agitadas aguardam a sua visita na paradisíaca Praia da Lagoa do Pau. Se trata de um local com quantidade moderada de turistas na alta temporada, ideal para visitar com a família e amigos. Este destino é um pouco mais isolado, por isso é recomendado levar lanches e sacolas para guardar seu lixo.

Além dessa atividade, você pode fazer um passeio de jangada que é ofertado pelos próprios moradores locais. Normalmente, o passeio te leva por trás dos recifes e vai até às piscinas naturais que o destino oferece. Para garantir esse passeio é muito fácil, pois é só chegar lá e pedir por mais informações com os moradores. Na dúvida, reserve dinheiro para garantir essa atividade.

3. Praia Miaí de Cima

Assim como a Lagoa do Pau, Miaí de Cima é uma praia mais tranquila e sem muita movimentação – a não ser na alta temporada, na qual a orla recebe muitos turistas. Com 7 km de faixa de areia, esta praia conta com apenas um quiosque e é ideal para passar o dia apreciando o visual, o som das ondas e se divertir com amigos e familiares.

4. Praia Miaí de Baixo

Esta é considerada a irmã da praia anterior, com 8 km de faixa de areia. Miaí de Baixo é uma praia deserta, muito tranquila e não conta com estrutura por perto, portanto, levar seu lanche é essencial para aproveitar o local durante o dia. Água morna e com um tom de verde encantador, Miaí de Baixo é tão bonita quanto Miaí de Cima.

No seu roteiro, você pode separar a manhã inteira para visitar tanto a Praia Miaí de Cima quanto a de Baixo. Depois, reserve um tempo para fazer um lanchinho na orla e não esqueça de cuidar do seu lixo para preservar a natureza do local.

5. Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Localizada na parte alta de Coruripe, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição possui estilo neoclássico, torre sineira única e uma visão privilegiada da cidade. É possível avistá-la antes mesmo de chegar no centro de Coruripe, ainda na estrada. Além disso, em 21 de novembro acontece a festa da padroeira, na qual os fiéis caminham quilômetros carregando Nossa Senhora da Imaculada Conceição. É uma festa linda e vale muito a pena marcar presença!

Já escolheu quais passeios vale a pena receber a sua visita? Planeje seu roteiro de acordo com os dias que você pretende ficar por lá. Depois, é só selecionar as atividades que mais combinam com o seu estilo de viajante. Para se planejar ainda mais, siga para o próximo tópico e confira dicas essenciais para a sua viagem.

Dicas e informações importantes para programar a sua viagem

Sempre é bom ficar por dentro de dicas e informações na hora de programar sua viagem, não é mesmo? Por isso, leia este tópico com atenção e considere todas as informações na hora de montar a sua programação:

  • Quando ir: o período entre setembro e março é o mais recomendado para visitar Coruripe, pois o clima se encontra mais estável com a presença abundante do sol.
  • Pouca estrutura: é quase inexistente a presença de estruturas ao redor da maioria das praias de Coruripe, por isso é importante que o turista se informe bem antes de visitar ou se programe para levar lanches.
  • Leve dinheiro em espécie: a cidade de Coruripe não conta com muitos bancos, por isso é importante levar dinheiro.
  • Aproveite as festas locais: se você busca movimentação, visitar a cidade nas épocas de festas locais é ideal. Um dos festivais mais famosos do destino é o Fenearte, que busca prestigiar os artesões locais. Além desse festival, frequentemente há eventos no Memorial Coruripense e a Casa de Cultura Maria Alice Beltrão. Para ficar por dentro de tudo, acesse o site oficial da prefeitura de Coruripe.
  • Baixa temporada: entre abril e julho a possibilidade de encontrar as praias mais isoladas é maior. Portanto, se você procura tranquilidade, esses meses são ideais para garantir um momento mais calmo.

Coruripe é um destino quase inexplorado e, apesar de ser um lugar incrivelmente bonito, é muito importante se programar para conhecer. Veja, a seguir, lugares que você pode se hospedar.

Onde se hospedar

Um roteiro só fica completo com informações de hospedagens. Por isso, veja 3 opções privilegiadas para descansar bastante nos dias que estiver lá no destino:

  • Casarão do Pontal – $$: esta opção de acomodação fica a 1 min da praia de pontal do Coruripe e conta com bar, lounge compartilhado, wi-fi e jardim amplo. Os quartos acomodam famílias e grupos de amigos, sendo que todos podem usar a cozinha compartilhada da hospedagem. É um lugar muito tranquilo e aconchegante.
  • Pousada Mirante do Pontal – $$$: a pousada possui um mirante com mesas e redes para apreciar a visão belíssima da praia do pontal. Os quartos são equipados com ar-condicionado, frigobar, TV a cabo e banheiro privativo, além de um café da manhã incluso e delicioso.
  • Pontal dos Sonhos – $$$$: essa opção fica ao lado do farol, em pontal de Coruripe e possui um visual incrível da praia. Suas acomodações possuem varanda térrea ou sacadas, serviços de spa, wi-fi, piscina e bar ao ar livre. O café da manhã é continental e à la carte.

Encontrou a sua opção favorita? Não se esqueça de continuar pesquisando locais, pois a sua escolha depende muito do seu estilo de viajante. Para deixar esse guia ainda mais interessante, aproveite para conferir algumas imagens de Coruripe e comece a sentir a energia boa desde já.

10 fotos encantadoras de Coruripe para conhecer antes de ir

Praias paradisíacas, igrejas centenárias e habitantes muito amigáveis é o que você encontrará em Coruripe. Confira imagens encantadoras deste destino:

1. O farol é um ótimo lugar para tirar fotos

2. E a lagoa do pau oferece uma bela estrutura para relaxar

3. Aproveite as águas mornas de Coruripe

4. Contemple o mar e sua tranquilidade

5. Os coqueiros criam cenários paradisíacos

6. Pela cidade é possível conhecer pessoas e desfrutar de bons momentos

7. Praças, igrejas e muita paz é o que você encontra em Coruripe

8. Aproveite cada minuto neste destino

9. Se conecte com a natureza

10. E desbrave as maravilhas de Coruripe

Lindo lugar, né? Quando você estiver apreciando o destino pessoalmente será ainda melhor! Aproveite cada minuto em Coruripe e tudo que ele tem a lhe oferecer.

Um pouquinho sobre Coruripe para conhecer ainda melhor este destino

Para finalizar este guia, não deixe de conferir alguns vídeos da região que mostram toda a beleza deste destino, além de estar por dentro de dicas extras. Confira imagens aéreas e os principais pontos turísticos da cidade:

Imagens aéreas do Pontal de Coruripe

Conheça a beleza do Pontal do Coruripe com imagens aéreas da região. É possível avistar as plantações de coqueiros, a cidade e o lindíssimo mar durante a maré alta. Esse vídeo pode te ajudar a se localizar melhor no destino, visto que o Pontal é pequeno e fácil de se familiarizar. É um litoral de tirar o fôlego!

Conheça a praia Miaí de Cima e Miaí de Baixo

Como você viu, é possível emendar o passei na praia Miaí de Cima e de Baixo. Confira algumas imagens das duas orlas e perceba a movimentação local, pois há habitantes que trabalham com a pesca na região. Em Miaí de baixo é possível notar a tranquilidade que se encontra ao visitar essa praia.

Um dia na Praia do Pontal

Se você acha que a única atividade possível na Praia de Pontal, saiba que a orla oferece passeios de caiaque. Além do relato dessa experiência, o viajante também mostra como é o estacionamento da praia e um pouco das ruas que acompanham a região. Não perca!

Ansioso para conhecer Coruripe e suas belas praias? Este destino tranquilo e cheio de belezas nordestinas está esperando por você! Aproveite também para conhecer as Dunas de Marapé. É outro destino encantador!

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.